quarta-feira

LICHIA - antioxidante, auxilia na prevenção da síndrome metabólica


A Litchi chinensis, popularmente conhecida como lichia, nativa da região compreendida entre o sul da China e o norte do Vietnã, é uma fruta com alto teor de nutrientes e antioxidantes e com potenciais benéficos para a saúde. Recentemente tem sido empregada na redução de gordura corporal, notadamente da gordura abdominal, esse fato é importante principalmente para as pessoas que apresentam síndrome metabólica (doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo). A síndrome é caracterizada pela associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares, vasculares periféricas e diabetes, principalmente do tipo (diabete mellitus). Assim, a Lichia pode auxiliar de forma significativa na prevenção de tais fatores de risco à saúde humana. A Lichia também é um dos frutos considerados como “a super fruta” por ser rico em nutrientes. O fruto da Lichia contém polifenóis na forma de oligômeros que contém monômeros do tipo catequinas e pequenos oligômeros de proantocianidinas, que possuem efeito direto sobre a síndrome metabólica, reduzindo ainda, a taxa de gordura abdominal. O resultado deste mecanismo é a prevenção da síndrome metabólica, diminuição das reservas de gordura, prevenção do diabetes melittus e combate ao envelhecimento. E foi pela descoberta destas várias e diversas funções da Lichia, que a Empresa Idealfarma desenvolveu o Lichial, um extrato concentrado do fruto Lichia, que proporciona diversos benefícios ao organismo.

 Ação terapêutica:
- Ação antioxidante;
- Auxílio na redução do índice de gordura corporal e na redução da gordura visceral;
- Auxílio na prevenção da síndrome metabólica ;
- Auxiliar Redução da hiperglicemia;
- Auxiliar na formação do colágeno.

Propriedades:
Os frutos são componentes essenciais da alimentação humana, devido ao aporte significativo de vitaminas, minerais e carboidratos. Recentemente, a Lichia tem se destacado por possuir propriedades nutricionais importantes, sendo enquadrada como um alimento funcional, com poder potencial de prevenção e proteção contra doenças, redução de gordura corporal, dentre outros. A Lichia é fonte de substâncias bioativas antioxidantes, substâncias fenólicas, representadas pelas antocianinas (cianidina-3-rutinosídeo, cianidina – 3 – glicosídeo, quercetina – 3 – rutinosídeo e quercetina – 3 glicosídeo), flavonóides (procianidina B4, procianidina B2 e epicatequina) e taninos condensados (proantocianidinas poliméricas). A Lichia apresenta ainda, como fruto in natura, princípios ativos como proteínas e gorduras; sais de cálcio, fósforo, sódio, potássio e ferro; fibras, vitamina C; tiamina; riboflavinas e niacinas.

A Lichia por ser rica em água, apresenta baixo poder calorífero - cada 100 g de lichia têm apenas 65
calorias. A Lichia ainda é rica em vitamina C, com cerca de 50 mg para cada 100 g de fruto, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, além de ser um potente antioxidante, contribuindo também na prevenção da síndrome metabólica. 

A vitamina C (ácido ascórbico) atua na proteção contra a peroxidação lipídica que influência sobre
os fatores relacionados ao risco cardiovascular. Pode ainda, interferir na elasticidade e integridade estrutural da matriz vascular, por ser um co-fator essencial na formação molecular do colágeno, além de apresentar efeito vasodilatador e anticoagulante. A vitamina C também pode auxiliar no tratamento do câncer por bloquear a ativação metabólica de carcinógenos. Supõe-se ainda que esta vitamina possa alterar a expressão de genes envolvidos na resposta inflamatória, apoptose e diferenciação celular, indiretamente por meio de alteração da expressão de alguns tipos de genes, modulando a ligação de alguns fatores de transcrição ao núcleo. O potássio é o micronutriente predominante no fruto, e sua ingestão é de extrema importância uma vez que ele é um dos eletrólitos que participam do equilíbrio osmótico e do equilíbrio ácida-base do organismo, além de fazer parte da bomba de sódio e potássio, essencial para as trocas de substâncias através das nossas membranas celulares.

Mecanismo de ação:
Antioxidante
Anticarcinógenos
 Auxilia no controle da glicemia
 Formador de colágeno
 Antiinflamatória
 Ação sobre a deposição de gordura

 Indicações:
- Antioxidante, combate a ação dos radicais livres;
- Auxilia na redução da gordura visceral;
- Melhora no aspecto da pele;
- Melhora na circulação sanguínea e às doenças relacionadas à Síndrome Metabólica.
- Auxílio no controle de níveis de açúcar no sangue.

Concentração de uso:
Recomenda-se a dosagem de 50 á 100 mg diárias.
*Esta dosagem deve ser analisada e pode ser alterada somente pelo profissional habilitado para esta
prescrição.







Nenhum comentário:

Postar um comentário