quinta-feira

PHOLIANEGRA na Record


* clique na imagem para ampliar

Planta brasileira ajuda a eliminar 10% do peso em 30 dias

Cientistas da USP desenvolvem remédio emagrecedor com pholia negra; entenda



Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) anunciaram a eficácia de uma planta encontrada no Brasil para emagrecer 10% do peso em 30 dias. Sem dieta nem ginástica.

Chamada pholia negra, esta planta é usada como base para preparar uma capsula que deve ser ingerida antes do almoço e antes do jantar.

O segredo da planta, afirmou Maria Martha Bernadi (professora da faculdade de medicina veterinária e zootecnia da USP responsável por estudar os efeitos da medicação em ratos) em entrevista ao R7 em maio deste ano, é tirar a fome.

- É que ela estimula o trabalho da leptina, uma substância presente no corpo responsável por provocar a sensação de saciedade. Com isso, a pholia negra desacelera o processo digestivo, fazendo com que o estômago absorva lentamente os alimentos e fique, por muito mais tempo, cheio.

E o que é melhor: a pholia negra não provoca dependência, pois não age no cérebro, e sim no estômago.

Voluform na mídia

* clique na imagem para ampliar

segunda-feira

L-THEANINA - aminoácido presente na planta camellia sinensis (chá verde)

Introdução
A L-teanina (-glutamilletilamida) é o único aminoácido presente quase exclusivamente na planta Camellia sinensis (chá verde). Parece ocorrer em somente outras três espécies; uma espécie de cogumelo e outras duas espécies do gênero Camellia. Sendo o chá a segunda bebida mais consumida no mundo, uma quantidade considerável de teanina é consumida diariamente em todo o mundo. Teanina confere sabor ao chá verde. O chá verde contém um número de constituintes, incluindo polifenóis, proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos, vitaminas, minerais, e pigmentos. Teanina compreende 1 a 2% do peso seco do chá, constituindo
aproximadamente 50% dos aminoácidos do chá verde. Teanina é sintetizada na raiz da planta onde a luz solar converte a teanina em polifenóis. Por causa disto, alguns cultivadores do chá verde mantém as plantas fora da luz solar direta para preservar o índice de teanina e assim o sabor. A L-teanina é um derivado do ácido L-glutâmico. Ela é uma substância sólida solúvel em água, sendo também conhecida com o ácido L glutâmico gama-etilamida.

Bioquímica e Farmacocinética
A L-teanina foi descoberta como um constituinte do chá verde em 1949 por Sakato, e em 1964 foi aprovado como um aditivo alimentar no Japão. É um composto hidrossolúvel e quando ingerido oralmente é
absorvido no intestino delgado. Em ratos, o pico plasmático foi observado 30 minutos após a administração oral. A Teanina atravessa a barreira hemato-encefálica; foi demonstrado em ratos que a Teanina ao alcançar o cérebro, aumenta a produção da serotonina e da dopamina. A Teanina é hidrolisada nos rins em ácido glutâmico e a etilamina pela enzima glutaminase.

Mecanismo de Ação
No cérebro, Teanina aumenta a produção de serotonina e dopamina, embora um estudo (Yokogoshi H, Mochizuki M, Saitoh K. Theanineinduced reduction of brain serotonin concentration in rats. Biosci Biotechnol Biochem 1998;62:816-817) demonstre a diminuição de serotonina em ratos depois da administração de teanina. Sem levar em consideração o mecanismo, a teanina aumenta as ondas alfa cerebrais, num sinal de relaxamento induzido. A L-teanina tem sido amplamente estudada por seus efeitos em células tumorais e a sensibilidade destas células frente aos agentes quimioterápicos. Parece que a teanina compete inibindo o transporte do glutamato para dentro das células tumorais, o que causa diminuição dos níveis intracelulares de glutationa (GSH). A Teanina inibe também a saída de agentes quimioterápicos, tais como o doxorubicina, idarubicina, cisplatina, e irinotecano, fazendo com que acumulem nas células tumorais. Teanina protege também células normais dos danos causados por estas drogas através da atividade antioxidante, especialmente mantendo níveis celulares de GSH. A atividade antioxidante de L-teanina foi estudada com relação a seu efeito na oxidação do colesterol LDL. Foi testado In vitro usando o malondialdeído como um marcador da peroxidação do lipídio, demonstrando a inibição da oxidação de LDL com teanina. Tal efeito apresentou-se mais fraco em comparação ao potente efeito antioxidante dos polifenóis do chá verde. A L-teanina pode neutralizar o efeito estimulante da cafeína. Nos ratos, teanina administrada intravenosamente após a cafeína, e aproximadamente na mesma dosagem, corta o efeito estimulante da cafeína visto em observações eletroencefalográficas. Quando administrada em uma dose menor (20-40% da dose original), a teanina apresentou efeitos excitatórios sugerindo uma atividade dupla de teanina, dependendo da dose.

Indicações Clinicas

Stress/Ansiedade
Estudos demonstraram que L-teanina induz atividades no cérebro correlacionando um estado percebido de relaxamento. Um pequeno estudo japonês com estudantes universitários mostrou que a administração oral de
200mg de L-teanina leva ao aumento de ondas cerebrais e a um sentido subjetivo de relaxamento. A administração de Teanina causou relaxamento dose dependente, sem perder o estado de alerta, estado mental sem sedação, começando aproximadamente 40 minutos após administração oral. O chá verde é usado freqüentemente como uma bebida relaxante, embora possa conter mais cafeína do que o café, a teanina parece neutralizar o efeito estimulante da cafeína.

Hipertensão
Em estudos com ratos hipertensos, a administração de L-teanina causou uma redução significativa na pressão sanguínea. Entretanto, ainda faltam estudos para o uso de teanina, como anti-hipertensivo, em humanos. De qualquer maneira, teanina pode ser utilizada em regimes de tratamento para hipertensos.

Câncer
Foram realizados numerosos estudos in vitro e em animais para investigar o efeito de L-teanina no câncer. A Teanina diminuiu o tamanho de tumores ovarianos em ratos quando administrados concomitantemente com os quimioterápicos, doxorubicina, idarubicina, pirarubicina, cisplatina, e irinotecano. A L-teanina, administrada juntamente com doxorubicina, reduz o tamanho de tumores ovarianos, como também diminui metástases no fígado. Em outro estudo, teanina quase dobrou o efeito de doxorubicina no Carcinoma de Ehrlich, ao aumentar a concentração da droga nas células tumorais. Parece que a teanina exerce um efeito aditivo quando administrado junto com o quimioterápico reduzindo o transporte do ácido glutâmico na célula, diminuindo níveis de GSH intracelular e aumentando a concentração da droga em células tumorais. A Teanina também protege células normais dos danos causados por drogas quimioterápicas.

Tensão Pré-menstrual
Estudos em cooperação entre a Taiyo Kagaku Co., a Universidade de Shizuoka e o The Family Planning Institute of Japan têm demonstrado que mulheres tomando 200mg de L-teanina / dia têm apresentado uma incidência menor de sintomas da TPM. Estes sintomas incluem os sintomas físicos, mentais e sociais. Um significante alívio dos sintomas da TPM foi observado com o uso de L-teanina.

Melhora do aprendizado
A L-teanina tem sido recentemente relacionada ao aumento da habilidade de aprendizado em animais e à indução do relaxamento em humanos, possivelmente devido ao seu efeito na serotonina, dopamina e outros neurotransmissores.

Interações Medicamentosas
A L-teanina aumenta a atividade de doxorubicina, idarubicina, pirarubicina, cisplatina e irinotecano nas células tumorais.

Efeitos Tóxicos
L-teanina é geralmente bem tolerada, possui LD50 superior a 5.000 mg/kg nos ratos. Não é mutagênico ou carcinogênico em animais ou em bactérias. Não são conhecidas reações adversas relacionadas à L-teanina.

Precauções
Gestantes e lactantes devem evitar o uso de suplementos com Lteanina. O uso de L-teanina concomitantemente com o uso de agentes quimioterápicos no câncer deve ser realizado sob supervisão médica.

Contra-indicações
A L-teanina é contra-indicada para pacientes sensíveis a algum ingrediente da formulação a contendo.

Dosagem e Administração
Para o relaxamento, modulação do humor, ansiedade: 200mg de Lteanina 2-3 vezes ao dia.
Doses posológicas na faixa de 50 a 200mg têm-se demonstrado efetivas.
Para tratamento de câncer juntamente com quimioterápicos a dose é especulativa, já que nenhum estudo em seres humanos foi executado. Entretanto, uma dosagem de 400-800mg três vezes ao dia pode ser usada com segurança.

RHODIOLA ROSEA - “raiz de ouro” para o desempenho mental

Rhodiola rosea é uma planta nativa da Sibéria ártica, internacionalmente conhecida como “Golden Root” ou “Raiz de Ouro”. Não é à toa que essa planta da família Crassulaceae recebeu esse título. Há séculos as raízes da Rhodiola têm sido usadas pelas culturas da Europa oriental e asiática para melhorar a resistência física e o rendimento de trabalho, a longevidade, a resistência a doenças provocadas por altas latitudes, e para tratar fadiga, depressão, anemia, impotência, indisposição gastrintestinal, infecções e desordens do sistema nervoso. O ponto comum de todas essas ações reside no seu potencial adaptogênico. Ervas adaptogênicas parecem possuir função bimodal de ação, determinando efeito estimulante ou sedativo dependendo da necessidade do indivíduo diante de uma situação particular. O intento terapêutico de um adaptógeno é promover uma ótima resposta para ambos, o stress interno e externo, e prevenir morbidades induzidas pelo stress.

Composição
Os componentes identificados até agora na Rhodiola rosea são:
• fenóis (salidroside e sua aglicona tirosol),
• glicosídeos cinâmicos (rosina, rosavina e rosarina),
• flavonóides glicosilados (gossypetin-7-O-L-rhamnopyranosídeo e rhodioflavonosídeo),
• taninos,
• ácido gálico e seus ésteres,
• óleo essencial (os mais abundantes sendo n-Decanol, geraniol e 1,4-pmentadien-7-ol)3,4.


Propriedades e indicações
Apesar de abranger as mesmas propriedades farmacológicas dos adaptógenos, a “Raiz de Ouro” é mais eficaz no quesito melhora do desempenho mental, da memória e do aprendizado. Parece que todas as plantas adaptogênicas que exibem efeito estimulante com uma única dose (como é o caso da Rhodiola rosea) contêm quantidades relativamente elevadas de compostos fenólicos estruturalmente relacionados com as catecolaminas, que presumivelmente têm parte importante no sistema simpato-adrenal e no sistema nervoso central. Em contraste, plantas como o Panax ginseng, que contêm grandes quantidades de triterpenos tetracíclicos estruturalmente similares aos corticosteróides, revelam seus efeitos protetores contra o stress e de adaptação aos estressores depois de repetidas administrações por um período de uma a quatro semanas. Nestes casos, as substâncias ativas exercem papel-chave na regulação do sistema neuroendócrino e do sistema imunológico mediado pelo eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Outra propriedade tem sido sugerida para a “Raiz de Ouro”: a capacidade de regular significativamente a desordem do sono provocada por altas latitudes (altas latitudes têm o potencial de modificar o ciclo sono-vigília, descompassando-o dos outros ciclos circadianos), assim como a de melhorar a qualidade do sono em geral, sem produzir os efeitos negativos dos estimulantes sintéticos. Ela não provoca hipersonolência de rebote, não causa efeitos depressivos e não provoca dependência, tolerância nem abuso. Tendo sido uma das espécies mais intensamente estudadas, vale ressaltar também que os trabalhos farmacológicos e clínicos levados a cabo com a Rhodiola rosea têm fornecido fortes evidências de que ela exerce atividade biológica sem quaisquer níveis de toxicidade detectáveis2,4,5. Resultados de investigações anti-cancer in vivo em camundongos e ratos ainda sugerem elevada efetividade terapêutica para a Rhodiola rosea no campo da oncologia. Sabe-se até agora que ela é capaz de reagir contra os tumores de Ehrlich, B16 e de Levis, reforçar a atividade da ciclofosfamida e reduzir a sua hepatotoxicidade, bem como reforçar a atividade da adriamicina. Mas, pouco se sabe sobre seu mecanismo de ação anti-câncer. Acredita-se que a Rhodiola produz uma reação anti-mutagênica que reduz o número de cromossomos aberrantes e micronúcleos depois do tratamento in vivo com ciclofosfamida. Ela também provou inibir a síntese rápida de DNA mediada pelo N-nitroso-N-metilurea e as mutações mediadas pelo 2,7-diamino-4,9-dioxo-5,10-dioxi-4,5,9,10-tetrahidro-4,9-diazapreina (DDDTDP), etidinebromida, benzoperona, benzinidine e metais pesados. No estudo de Majewska et al (2006), a Rhodiola ainda foi capaz de induzir inibição mitótica em células HL-60 e reduzir sua sobrevida por meio da aceleração da programação da morte celular. A inibição da divisão celular foi precedida pela acumulação de células na prófase. Isto levou à indução de apoptose e necrose, segundo os autores, e a uma
marcada redução na sobrevida das células HL-60 tratadas. As células passaram à apoptose a partir da fase G2/M do ciclo celular. Concentrações altas e baixas do extrato produziram diferentes efeitos sobre as células neste estudo.

Modo de Uso
Rhodiola rosea é usada principalmente sob a forma de cápsulas, comprimidos e soluções. As quantidades recomendadas são normalmente indicadas em relação à percentagem de rosavina ou salidroside por miligrama ou mililitro. Em geral, recomenda-se 100mg do extrato de R. rosea que devem corresponder a aproximadamente 3,0% de rosavina ou 0,8% a 1,0% de salidroside. Entretanto, é importante ter em mente que o extrato da Rhodiola pode conter até 12 compostos ativos que não são endossados na “padronização artificial” de somente duas de suas substâncias.A Rhodiola deve ser tomada pela manhã porque, para alguns usuários, ela pode interferir no sono. Para outros, a ingestão desse extrato à tarde pode não causar qualquer interferência nos padrões do sono. Se o usuário ficar excessivamente ativo, nervoso ou agitado, uma quantidade menor do extrato deve ser dispensado, seguida de graduais incrementos.

Posologia
- Uma ou duas cápsulas contendo 100mg do extrato devem ser ingeridas ao dia. Uma cápsula sempre deve ser tomada pela manhã; no caso de duas cápsulas ao dia, uma deve ser ingerida pela manhã e outra à tarde.
- A quantidade de extrato a ser ingerido pode ser aumentada para 200mg três vezes ao dia, se necessário.
- Uma quantidade diária igual ou superior a 1.000mg do extrato de R. rosea é considerada alta.

Associações
Os produtos a base de Rhodiola rosea comercializados no mercado associam-na com L-treonina, Valeriana (Valeriana officinalis), Marapuama (Ptychopetalum olacoides), Saw Palmetto (Serenoa repens), Grape Seed (Vitis vinifera) Damiana (Turnera diffusa) e Cayenne (Cayenne pepper). A Rhodiola também pode ser combinada com extratos exóticos da Europa oriental e da Ásia, a saber, Ginseng Siberiano (Eleutherococcus senticosus), O Mi Cha (Schizandra chinensis), Maral Root (Leuzeae carthamoides), Tongkat (Eurycoma longifólia), Suo Yang (Cynomorium songaricum) e Kwaopet (Butea superba).

Contra-indicação
A Rhodiola é contra-indicada nos estados de excitação.

Informações Complementares
A Rhodiola rosea influenciou a atividades da alfa-amilase em 78% no plasma de camundongos no estudo de Kobayashi et al (2003). Isto sugere um potencial da Rhodiola nos tratamentos de controle do peso, sendo necessários outros estudos para confirmar sua efetividade.

Fucoxantin - emagrecedor, hipotireoidismo, colesterol, arteriosclerose

Fucoxantin - Laminaria japonica
Suporta o metabolismo e descompõe a gordura em tecido adiposo, incluindo a gordura do ventre.O primeiro ingrediente derivado de algas marinhas com efeitos termogênicos clinicamente provados. Não estimula o sistema nervoso central e não vai causar nervosismo ou falta de sono.

Introdução:
Alga parda de grande tamanho podendo atingir 2,5 m. É a alga mais consumida em todo o mundo. A sua recolha é realizada em Maio. Apresenta altos teores de cálcio, magnésio e iodo e possui um grande teor de ácido algínico, responsável pela prevenção da contaminação do organismo por poluição ambiental. Muitas algas apresentam um conteúdo rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, polissacarídeos e são amplamente utilizadas na alimentação, principalmente por povos orientais, há cerca de 10.000 anos.

Fucoxantin:
Fucoxantin é um pigmento marrom carotenóide, que é encontrado nas algas marinhas marrons e promove a perda abdominal de peso e combate o diabete. Fucoxantin é um poderoso suplemento nutricional que ajuda a emagrecer naturalmente, regulando o metabolismo, agindo nas funções intestinais e diuréticas, depurando o sangue e desintoxicando o organismo devido a ação simultânea dos Sais Minerais, Vitaminas, Aminoácidos essenciais e oligoelementos. Muito rico em iodo.

Finalidade terapêutica:
As Laminarias são empregadas como coadjuvante no tratamento do hipotiroidismo, sobrepeso, hipercolesterolemia, arteriosclerose, como uma fonte de iodo. Externamente para hemorragias dentais e ulcerações dérmicas dentre outras aplicações.

As Laminarias apresentam ação remineralizante, vitamínica, estimulante do metabolismo geral ativar a tireóide e hipolipemiante. A algina apresenta grande sensação de saciedade gástrica e pela sua capacidade de revestimento das mucosas, apresenta atividade antiulcerosa. O alginato de cálcio é um hemostático de ação rápida, sendo portanto, empregado nos casos de hemorragias dentais. Na indústria farmacêutica o ácido algínico e seus sais são utilizados na fabricação de comprimidos (desintegração), de cremes e pomadas (como estabilizante de emulsões). Na indústria cosmética são aproveitadas as propriedades emulsionantes e a capacidade de retenção hídrica de suas moléculas.

Mecanismo de ação:
A termogênese é um processo pelo qual o corpo aumenta a taxa metabólica, requerendo a utilização da energia armazenada. Fucoxantin suporta o metabolismo ou a decomposição da gordura no tecido adiposo, incluindo a gordura na barriga e sem estimular o sistema nervoso central.

A fucoxantina e seu efeito emagrecedor:
A fucoxantina consegue provocar a perda de peso reduzindo a acumulação de gordura no organismo. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado num modelo experimental por pesquisadores da Universidade de Hokkaido (Japão) apresentado em São Francisco no marco do 232º Congresso Nacional da Sociedade Química Americana. Este componente da alga marrom conseguiu uma redução de peso de 5 a 10% nos animais que participaram na investigação. Os autores consideram que a substância poderia converter-se num extrato natural ou fazer parte de medicamentos para lutar contra a obesidade. A fucoxantina é o pigmento que dá às algas marrons sua cor característica, bem como o elemento que favorece o processo de fotossíntese. Encontra-se em altas concentrações em vários tipos de algas marinhas marrons. O pesquisador doutor Kazuo Miyashita assinala que, segundo seu trabalho, realizado em 200 animais, o componente trabalha estimulando a geração de uma proteína, a UCP1, que estimula a oxidação e a conversão de gordura em energia. Esta proteína se acha localizada no tecido gorduroso que rodeia os órgãos internos, sendo que o composto poderia ser particularmente efetivo à hora de lutar contra os depósitos de gordura no abdômen, indica o pesquisador, que destaca que é a primeira vez que se demonstra que um composto natural reduz a gordura atuando na UCP1. Por outro lado, o fucoxantin parece estimular ao fígado a produzir um composto denominado DHA, um tipo de ácido gorduroso Omega-3 que reduz o LDLc, que a sua vez contribui à obesidade e a doença cardiovascular.

Indicações:
- Emagrecedor
- Antioxidante
- Desintoxicante
- Depuração do sangue
- Suplemento nutricional
- Regulador do metabolismo
- Redução de colesterol
- Melhora a função intestinal
- Ação diurética
- Fortalece o sistema imunológico
- Manutenção e regulação da secreção do hormônio tiroxina na tireóide
- Ajuda no crescimento de unhas e cabelos, deixando-os mais fortes

Dosagem:
Tomar por via oral, cápsulas de 100 a 250 mg, 2 vezes ao dia. Preferencialmente antes das refeições.

Contra-indicações:
Deve-se administrar durante curtos períodos de tempo devido a um possível aparecimento de sintomas tóxicos, devido a acumulação de iodo. É contra-indicado o uso no hipertiroidismo, tratamentos com cardiotônicos, hipertensão arterial e desidratação. Gestantes e lactantes não devem tomar este insumo.


Turmeric (curcuma longa) - antioxidante, antimicrobiano, digestivo e quimiopreventivo

Antioxidante – Antimicrobiano – Estimula funções digestivas – Fator quimiopreventivo

A cúrcuma, também conhecida como turmeric, açafrão da índia, açafrão da terra, gengibre dourado e mangarataia, é a planta de nome científico Curcuma longa L. Não confundir com o “Açafrão Verdadeiro” utilizado nas “paellas” espanholas, que é dispendioso e corresponde aos estigmas dessecados da bela flor amarela ou vermelha da planta Crucus sativus, planta de clima mediterrâneo, não cultivada no Brasil.

A cúrcuma possui flavor característico, aroma picante e sabor amargo são classificados como especiaria na maioria das classificações encontradas (AOAC, 1995). Contém, em maior proporção, o amido e em menor quantidade proteína, lipídeos e fibra, além dos pigmentos curcuminóides e dos óleos essenciais. São três os pigmentos curcuminóides - curcumina, desmetoxicurcumina e bisdesmetoxicurcumina - presentes no rizoma nas concentrações de 60, 22 e 18%, respectivamente (GOVINDARAJAN, 1980).

Os principais componentes dos óleos essenciais são turmerona, dehidroturmerona e cetonas aromáticas (zingibereno, alfa-felandreno, sabineno, cineol e borneol) em menores proporções (VIASAN et al., 1989; MATA et al., 2004).

São três os produtos da cúrcuma disponíveis no mercado: a cúrcuma em pó, a oleoresina e a curcumina purificada. Estes têm sido utilizados como corante vegetal para colorir alimentos e bebidas, como condimento, como flavorizante e como medicamento (MARTINS & RUSIG, 1992, MESA et al., 2000).

Histórico
A Curcuma longa é originária da Índia e está distribuída pela China, Oriente Médio, Formosa, Indonésia, Java, Filipinas, Caribe, norte da Austrália e América do Sul. A cúrcuma e o açafrão são empregados na culinária, com objetivos semelhantes. A cúrcuma foi introduzida no país por volta de 1980, resultando em boa produtividade, devido às condições climáticas ideais para o seu cultivo. O emprego da cúrcuma em alimentos como sopas desidratadas, molhos, produtos cárneos e de panificação, sobremesas à base de ovos e queijo prato, dentre outros, advém das substâncias flavorizantes presentes e responsáveis por seu odor característico, além de seu poder corante. A cúrcuma (Curcuma longa L.), conhecida no mercado internacional como "turmeric", tem sua importância econômica devida às peculiares características de seus rizomas. Com a proibição do uso de pigmentos sintéticos nos principais países da América do Norte e Europa (MAIA,1991; RUSIG & MARTINS, 1992), tem-se buscado alternativas naturais, dentre as quais se vislumbra a possibilidade de participação da cúrcuma neste atraente e crescente mercado de aditivos naturais de alimentos. Além de sua substância corante - a curcumina, contém óleos essenciais de excelentes qualidades técnicas e organolépticas (DUARTE et al. 1989), com características antioxidante e antimicrobiana (PRUTHI, 1980), que juntos possibilitam estender sua utilização aos mercados de perfumaria, medicinal, têxtil, condimentar e alimentício. Neste último, crescente é a participação da cúrcuma, como por exemplo, amido para confecção de bolos, e, principalmente, como corante em macarrões, mostardas, sorvetes, queijos, ovos, salgadinhos tipo “chips”, margarinas e carnes. Nestes dois últimos alimentos, além de conferir cor, a cúrcuma poderá, num futuro próximo, ser utilizada com finalidade antioxidante. CORT (1974), avaliando atividade antioxidante de várias espécies, verificou que a cúrcuma foi a segunda colocada entre as mais potentes. RAMASWAMY & BANERJEE (1948) constataram que o pigmento fenólico curcumina, presente na cúrcuma, é o responsável pelas propriedades antioxidantes. Sua aplicação na área medicinal ocorre principalmente na medicina tradicional da Índia, China e Japão, como aromático, analgésico e Tsukeiyaku, droga contra distúrbios microcirculatórios, tal como trombose (SUGAYA, 1992). Outras propriedades medicinais da cúrcuma reconhecidas pela farmacopéia asiática são: estomáquico, estimulante, carminativa, expectorante, antihelmíntico, antiinflamatório e dermatológico. OLIVEIRA & AKISUE (1993) reportam uso terapêutico da cúrcuma como tônico, aromático e estimulante de funções digestivas.

Descrição
A qualidade dos rizomas é caracterizada e avaliada pela presença do corante curcumina e óleos essenciais. Estes últimos apresentam se em concentrações variáveis de 2,5 a 5,0% (GOVINDARAJAN, 1980), constituídos, segundo trabalhos relacionados por MARTINS & RUSIG (1992), de um composto principal, a turmerona (cerca de 59%), d-hidroturmerona e de um percentual menor de cetonas aromáticas: zingibereno (25%), d- a-felondrena (1%), dsabineno (0,6%), cineol (1%) e borneol (0,5%). ZWAVING & BOS (1992) relatam a presença de outros compostos: ß-cariofileno (0,2%), ß-farneseno (0,2%), ar-curcumeno (1,4%), ß-curcumeno (2,5%), ß-sesquifelandreno (2,4%), ß- bisabolol (0,3%), ar-turmerol (0,9%), curcufenol (0,6%), a-atlantona e traços (<0,5%) de a- felandrena, p-cimeno, limoneno, 1,8-cineol, canfor, ß-elemeno
e germacrona. Quanto à curcumina, está presente nos rizomas em concentração que varia de 2,8 a 8% (GOVINDARAJAN, 1980). 

Indicações
O interesse pela cúrcuma tem aumentado significativamente nos últimos anos. Isto se deve ao fato de ser um produto natural e possuir características de cor semelhantes às da tartrazina, corante amarelo sintético muito utilizado na indústria alimentícia e farmacêutica, que tem provocado reações adversas ao homem (SAFFORD & GOODWIN, 1985; GOLDWYN, 1997; SOMASUNDARAM et al., 2002). Além disto, a cúrcuma é bastante conhecida e explorada pela medicina asiática tradicional, sendo amplamente utilizada como digestivo, carminativo, anti-espasmódico, antioxidante, anti-diarréico, diurético, excitante, nas doenças do fígado, como tônico no tratamento de úlceras, no tratamento de tosses e resfriados comuns e, externamente, como pomada na cicatrização de feridas (GOVINDARAJAN, 1980; AMMON & WAHL, 1991; RAMIREZ-BOSCÁ et al., 1995; DUKE, 1997; SHOBA et al., 1998, GUL et al., 2004). Em outras publicações, a cúrcuma, em suas várias apresentações, aparece associada à atividade antiparasítica(ARAÚJO, 1998, 1999), anti-HIV (MAZUMBER, 1995) e antitumoral (HUANG,1998).

Vários estudos têm confirmado as atividades antioxidantes, antinflamatórias, antimicrobianas e anticancerígenas da cúrcuma (ASAI et al., 1999; GUL et al., 2004). A maioria dos trabalhos descritos na literatura atribui efeitos nutracêuticos aos pigmentos curcuminóides. O poder nutracêutico da cúrcuma pode ser atribuído principalmente aos componentes fenólicos, que exercem efeito antioxidante. Os pigmentos curcuminóides possuem duas hidroxilas fenólicas, sendo um composto ß- dicarbonílico, e um grupo dicetona, tendo sido considerados como as principais classes de metabólitos responsáveis pelas propriedades nutracêuticas do rizoma da cúrcuma, seguidos dos óleos voláteis: zingibereno, felandreno, cineol, sabineno e
borneol (LACHANCE et al., 1997).

Mecanismos de Ação
Os curcuminóides apresentaram durante sua descoberta, várias atividades antioxidantes, promovendo a eliminação de alguns tipos de oxigênio reativo e peróxido de hidrogênio, inibição da peroxidação de hidrogênio e inibição da oxidação de baixa densidade da lipoproteína (LDL). O derivativo reduzido de curcumina, tetrahidrocurcumina, foi relatado por apresentar uma atividade antioxidante ainda mais forte. A tetrahidrocurcumina pode ser obtida através da ingestão de curcumina. A possível atividade anticancerígena da curcumina e outros curcuminóides podem ser atribuídos a alguns mecanismos. Estes incluem a inibição da angiogênese, regulação do apoptose, interferência com certos sinais de transmissão dos caminhos que é crítico para o crescimento e proliferação da célula, inibição da mucosa colônica cyclooxygenase (COX) e das atividades da lipoxygenase (LOX) e inibição da transfearase de proteínas. Com relação a sua possível atividade de prevenir a transformação maligna e inibição do crescimento tumoral, curcumina pode ter um potencial antimetastático também. Com isso, a curcumina mostrou também inibir a matrix metalloproteinase-9 em um carcinoma hepatocelular. A possível atividade anticarcinogênica dos curcuminóides pode ser atribuído ao menos em parte, à sua habilidade para inibir a ativação de fatores de transcrição NF-KappaB e AP-1. Curcuminóides mostraram também, atingir o crescimento fibroblástico factor-2 (FGF-2) sinais de caminhos angiogênicos e inibir a expressão da gelatinase B no processo angiogênico.

Dosagem
Via oral, cápsulas de 200 a 300mg/dia.

Contra indicações
-Grávidas,
- O uso excessivo de curcumina pode produzir irritações no estômago e em casos extremos pode causar úlceras. (Nota: a dose terapêutica normal de turmeric pode proteger das úlceras, mas em doses muito altas, pode induzi-las. Por isso, é muito importante que a dosagem normal terapêutica seja respeitada). Deve ser evitado por pessoas que apresentam diagnósticos de pedras nos rins ou obstrução da passagem da bile.

Interações medicamentosas
- Varfarina, aspirina, indometacina, ibuprofeno e reserpina.


domingo

Perfection Peptide P3 - peptídeo lipossomado para peeling biomético


Policosanol - anti colesterol - eficácia similar à das statinas

Descrição
Policosanol é uma mistura de álcoois alifáticos primários superiores (álcoois graxos), derivados de ceras vegetais, tais como cera de cana de açúcar, que também é encontrada em cera de abelha e óleo de gérmen de trigo (óleo de gérmen de trigo). O componente principal é octacosanol. Policosanol parece ter propriedades para baixar o colesterol e tem sido usado no tratamento de hypercholesterolaemias"


Mecanismo de Ação
Os três maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenças ateroscleróticas são a hipercolesterolemia, hipertensão e o cigarro. Os dois primeiros são doenças silenciosas, cuja seriedade somente torna-se evidente quando as seqüelas manifestam-se como eventos coronarianos, AVC, doença vascular oclusiva periférica ou doença renal de último estágio. O fato da hipercolesterolemia e hipertensão freqüentemente ocorrerem no mesmo indivíduo torna o tratamento destes pacientes o foco de interesse clínico. A escolha terapêutica para tratar essas desordens consiste na modificação dos hábitos de vida do acometido, que inclui a suspensão do consumo de cigarro e álcool e o incremento na atividade física. Contudo, na prática, estas medidas não são suficientes para controlar os níveis lipídicos ou a pressão sangüínea, e uma intervenção farmacológica freqüentemente é requerida. Embora a segurança e eficácia de drogas antihipertensivas e hipocolesterolêmicas estejam disponíveis, a maioria delas provoca efeitos colaterais. Incrementos nos níveis de transaminase e creatina fosfatase, distúrbios gastrointestinais e dor de
cabeça estão entre os efeitos colaterais que têm sido associados ao uso de drogas anti-hiperlipidêmicas. Já as drogas anti-hipertensivas normalmente produzem hipovolemia, hipotensão postural, deficiência na tolerância à glicose, incrementos nos níveis séricos de creatina e ácido úrico, sonolência, depressão, impotência e tosse. Em particular, certas drogas anti-hipertensivas (como os beta-bloqueadores e diuréticos)
ainda podem induzir dislipoproteinemia, interferindo, desta forma, no controle dos riscos coronarianos em geral. Visto que ambas as doenças requerem tratamento prolongado, é importante associar medicações anti-hipertensivas e anti-hipercolesterolêmicas de modo que eles não afetem adversamente seus respectivos perfis de eficácia nem reforcem seus efeitos adversos potenciais.

Policosanol - Eficácia Similar ao das Statinas com Menos Efeitos Colaterais
Policosanol é uma mistura de álcoois primários superiores obtidos da cera do arroz integral (quadro 1). Dentre os componentes ativos encontrados nesse produto natural, octacosanol é considerado o mais potente.

Concentração usual e Indicações
Policosanol pode ser administrado nas concentrações entre 15 a 20mg uma a duas vezes ao dia, preferencialmente após o jantar. A dose de 20mg/dia é considerada a mais eficaz. Não será necessário fazer conversão.


Eficácia da Hidroquinona x Skin Whitening Complex no tratamento de melasmas de face







Haddad, L.A.; Matos, L.F.; Brunstein, F.; Ferreira, L.M.; Silva, A.; Costa Jr., D.

Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina

Extrato de Polypodium leucotomos - Fotoprotetor de uso oral


* Consulfarma News - Boletim informativo Consulfarma - edição número 8

Ascorbosilane C - Ação rejuvenescedora intensiva

Ascorbosilane C é a perfeita combinação do Silício Orgânico com a Vitamina C Pura, o que garante uma ação antioxidante "BOOSTER" e biodisponibilidade duradoura na pele. Após a penetração cutânea, o Ascorbosilane C promove o efeito "reservatório", permanecendo por aproximadamente 4 dias, tratando intensamente a pele.



Fomblin HC - a alternativa eficaz no tratamento da dermatite de contato

A dermatite ocasionada pelo contato com irritantes químicos, em geral em conjunto com a ação de agentes físicos, como frio, ar seco, vento e sol, ou pela lavagem frequente, ´eum problema comum entre os profissionais da área de saúde, cabeleireiros, donas de casa, etc. A dermatite de contato irritante é também uma das maiores causas de doença ocupacional entre trabalhadores industriais, especialment eno setores químicos, têxtil, mecânico e de construção. esta patologia é geralemnte relacionada às mãos e afeta a capacidade de desempenho das funções, resultando danos para o indivíduo e altos custos para as empresas.

Efeitos:
A dermatite irritante provoca um amplo espectro de alterações, desde lesões agudas (eritemas, erosões, vesiculações) até lesões crônicas (fissuras e descamações).

Como prevenir e tratar:
O uso d eluvas impermeáveis evita o contato com agentes agressivos, mas restringe a destreza manual e ocasiona lesões ainda maiores quando um agente irritante fica preso entre a luva e a pele, sme considerar o poder irritante natural do material utilizado na fabricação das luvas. Os cremes de barreira são, portanto, um alaternativa potencial para os casos de dermatite irritante,m apresentando capacidade de proteger e ao mesmo tempo restaurar a pele danificada.

Fomblin HC é a alternativa eficaz no tratamento da dermatite de contato, apresentando uma melhora acentuada das lesões descamativas, melhora de eritemas, desparecimento das fissuras, diminuição do número de erosões e rachaduras, melhor repelência à sujeira, sendo de fácil remoção.


RAFFERMINE ® e TENSINE ® - produtos com efeito tensor e firmador da pele

O desenvolvimento da dermocosmética trouxe, com o tempo, mais e mais opções para a beleza e saúde sem a necessidade de procedimentos extremos. Uma das grandes revoluções na área foi surgimento de produtos com efeito tensor e firmador da pele, que proporcionaram o famoso " Efeito Cinderela".

Atenta a essa tendência internacional, a Galena fecha mais uma parceria com a Silab e passou a distribuir com exclusividade o Raffermine® e Tensine®.

Raffermine® é um agente firmador com ativos extraídos de frações especiais da soja, ricos em glico-proteinas e polissacarídeos.

Fortalece a estrutura molecular da derme, aumenta firmeza e tonicidade, estimula fibroblastos a retrair e organizar fibras de colágeno, aumentando sua resistência mecânica. Seu efeito firmador de longa duração ocorre por ação indireta, uma vez que é metabolizado como nutriente pelas células, mantendo a contração das fibras de colágeno por vários dias após sua aplicação.

Tensine® foi o precursor do chamado Efeito Cinderela. Extraído do trigo, forma um filme elástico sobre a pele que a faz ficar lisa imediatamente.

Esses ativos são campeões em prescrições médicas e citados como referência em todos os tratamentos antiaging.

Fonte: www.galena.com.br

DENSI SKIN - Uma "injeção de colágeno" na pele - Lifting tópico progressivo


* clique na imagem para ampliar

SK-INFLUX - restaura a função da barreira protetora da pele



Ativo mimetiza o processo de formação biológica da pele, restaurando sua função barreira.

SK-Influx® é uma pré-formulação de biomembrana, enriquecida com uma mistura especial de lipídeos iguais àqueles presentes no estrato córneo, que mimetiza o processo de formação biológica da pele. Isso justifica sua importante atuação no tratamento da psoríase.

A psoríase faz com que os lipídeos das membranas das células das camadas do estrato córneo fiquem em níveis subnormais. Isso porque estes fatores fazem com que os queratinócitos percam parte de sua habilidade em sintetizar certas classes de ceramidas, especialmente aquelas compostas de fitoesfingosina.

SK-Influx® possui ceramidas, responsáveis pela coesão e elasticidade da epiderme, hidratação e formação da barreira epidérmica. A barreira de permeabilidade da pele, que previne a perda de água e a penetração de compostos prejudiciais provenientes do meio ambiente, está localizada no estrato córneo da epiderme.

Por causa da similaridade com a estrutura lipídica do estrato córneo, SK-Influx® restaura a função da barreira protetora da pele, sendo um importante adjuvante no tratamento da psoríase, amenizando os efeitos estéticos da doença. É indicado também em produtos para o cuidado pessoal voltados para o tratamento de peles secas, desidratadas, envelhecidas e sensíveis.

Este produto é um ativo dermatológico, portanto requer prescrição de um médico dermatologista.

Remoduline - anti celulítico à base de flavonóides da laranja amarga

Celulite

O surgimento da celulite provoca diversas modificações na estrutura e no funcionamento da pele que são desencadeadas pelo hormônio feminino estrógeno. Um exemplo é a diminuição da passagem do sangue nos vasos sanguíneos, o que aumenta a permeabilidade. As células de gordura também aumentam de volume, dificultando a circulação na região.

Além disso, na derme, o colágeno e a substância fundamental (um tipo de gel viscoso, em que ficam imersas as fibras de colágeno e elásticas) são alterados pela ação do estrógeno e passam a reter mais líquido, provocando um inchaço da derme. Isso dá origem ao aspecto de “casca de laranja”. Temos, então, um círculo vicioso, que evolui para fibrose e esclerose (como uma cicatriz) em torno das células de gordura, formando nódulos que refletem na pele um aspecto “acolchoado”.

Para este caso também existem ativos que seguramente podem ser utilizados durante a gestação e amamentação.

Tratamento

Remoduline:
anticelulítico à base de flavonóides isolados da laranja amarga. Sua importância no tratamento e controle da celulite deve-se às propriedades drenante (elimina edemas), lipolítica, descongestionante e vasodilatadora (melhora da microcirculação). A associação com Raffermine é ideal, pois a pele tende a ficar flácida devido à diminuição do volume corpóreo pela eliminação de líquidos e quebra de gorduras.

Happybelle-PE - fitoendorfinas que estimulam a atividade cutânea, melhoram a hidratação e a firmeza de pele



* clique nas imagens para ampliar

Happybelle-PE - nanotecnologia das fitoendorfinas para bem-estar e felicidade da pele

Felicidade à flor da pele
Semelhante à endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria, as fitoendorfinas (extraídas de vegetais) são a mais nova arma da cosmética para retardar o envelhecimento.

HELOÍSA NORONHA

Sabe aquele sentimento delicioso que dá após terminar o treino da musculação, comer chocolate ou fazer amor? Ele acontece porque há em nosso organismo um aumento da produção de endorfinas, substâncias neurotransmissoras que proporcionam prazer e bem-estar.

Empenhada em transferir para a pele essas agradáveis sensações, a empresa suíça Mibelle investiu no conceito de neurocosmética (que visa melhorar o estado de ânimo da cútis) e desenvolveu uma matéria-prima à base de fitoendorfinas para ser usada em cremes. É a Happybelle PE, distribuída no Brasil pela indústria farmacêutica Galena desde o início do ano. Fornecido apenas para farmácias de manipulação, esse composto é extraído da planta Monk's Pepper (Pimenta dos Monges), utilizada na Grécia antiga para tratar feridas e inflamações, garantir tranqüilidade e ainda domar o apetite sexual. "Até hoje é cultivada em alguns países e usada para atenuar os incômodos da Tensão Pré-Menstrual", conta a farmacêutica Flávia Dezem (SP), da Galena, que afirma que a Happybelle tem ação semelhante à endorfina humana.

O ativo pode ser incluído na formulação de filtros solares, hidratantes e cremes antiidade e de contorno dos olhos. "Há ainda a possibilidade de associá-lo a ácidos e ingredientes tensores, potencializando seus efeitos", diz a dermatologista Shirlei Borelli (SP). O produto pode ser aplicado no rosto todo, a qualquer hora do dia ou da noite. E o preço cabe em qualquer bolso: um potinho com 100g de um cosmético contendo o Happybelle custa a partir de R$ 50.

MAIS VIÇO E ELASTICIDADE
Em contato com a pele, as fitoendorfinas são captadas pelos opióides. Esses receptores nervosos avisam o cérebro que a substância está presente no organismo e este, por meio do hipotálamo (região que controla as emoções) oferece sensações agradáveis. Elas agem superficialmente nas células da epiderme e profundamente nas da derme. O resultado é incrível: "A pele ganha mais elasticidade e vida e as linhas de expressão e a flacidez são atenuadas", afirma a dermatologista Adriana Vilarinho (SP).

A aparência melhora de modo geral. "O rosto fica luminoso. A substância elimina o desgaste e tem efeito analgésico, fazendo com que a tez sofra menos com irritações ou mudanças climáticas", garante a dermatologista Ligia Kogos (SP), que informa o quanto as emoções podem comprometer a beleza: "O estresse causa vários tipos de dermatite, o cansaço está associado à psoríase (descamação da derme) e a tristeza pode provocar até perda de cabelo".

Os estudos para o lançamento do Happybelle na Suíça envolveram grupos de 20 a 40 mulheres, com idades de 30 a 61 anos, durante 28 dias. As mudanças mais expressivas começaram a aparecer no 14º dia. Ao final da pesquisa, houve cerca de 20% de aumento da firmeza da cútis, mais de 20% de diminuição da profundidade das rugas e cerca de 28% de melhora na hidratação. Entre as entrevistadas, 97% se mostraram satisfeitas com a maciez, 87% notaram que a tez estava mais relaxada, suave e feliz e 95% elogiaram o aspecto lisinho.

CONTRA AS MARCAS DO TEMPO
Embora o Happybelle não seja comercializado com o intuito de rejuvenescer, alguns especialistas, como a própria Ligia Kogos, afirmam que a substância usada a longo prazo ajuda a prevenir as marcas do tempo. "De forma indireta, reduz a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce." A farmacêutica Flávia Dezem afirma que isso se deve, em parte, ao fato de a fitoendorfina conter em sua estrutura vitaminas C e E, que são antioxidantes.

A idade recomendada para se começar a adotar o Happybelle é a partir dos 30 anos. É nessa fase da vida que a pele vai ficando pálida, sem viço, avermelhada em alguns pontos, com maior sensibilidade e oleosa em determinadas áreas e seca em outras - o componente é a solução ideal no combate a esses males. Mas para retardar o envelhecimento é preciso fazer o uso contínuo. De acordo com a dra. Adriana Vilarinho, a substância não tem contra-indicação, não apresenta efeitos colaterais e não é sensível aos raios solares.

Algumas indústrias de renome já vêm usando há um certo tempo o conceito da neurocosmética em seus hidratantes - caso da Guerlain (Happylogy) e da L'Oréal (Happyderm). Porém, eles não são elaborados com o Happybelle e, sim, com fitoendorfinas provenientes de outras fontes vegetais, como o cacau, e em menor concentração.


* revista CORPO A CORPO

BIOSKINUP CONTOUR - tratamento completo para o cuidado com a área dos olhos: olheiras e bolsas


Composto de extratos concentrados de Pfaffia sp. (Pfaffia), Ptychopetalum olacoides B. (Marapuama) e Lilium candidum (Lirio branco), uma associação sinérgica padronizada em saponinas e flavonoides.

* Tripla ação: antiinflamatória, antiedematosa e vasoprotetora
* Completo e fundamentado ativo dermocosmético para tratamento das imperfeições periorbitais
* Tese de doutorado pela UNICAMP




Fucogel - Polissacarídeo que desperta os sentidos


Propriedades:
-  Ação 2 em 1 na hidratação: imediata e de efeito prolongado.
- proteção imediata acontece pela formação de filme altamente hidratante
- efeito prolongado ocorre pela degradação do polissacarídeo em suas unidades de
açúcares que atuam retendo água na pele
- Excepcional toque sedoso, textura cremosa a emulsões e aspecto mais brilhante a géis;
- Menores riscos de irritação da pele provocada pelos diversos agentes agressores.

Indicações:
É indicado para todos os tipos de pele, especialmente as delicadas, sensíveis e irritadas, quando se pretende aumentar sua sensação de conforto e bem-estar.

Argireline na mídia

Argireline - Redutor de rugas e linhas de expressão







Acesse o site:
http://www.argireline.com.br/

Argireline® é um hexapeptídeo modulador da tensão muscular facial com comprovada atividade redutora de rugas e linhas de expressão, de forma natural e não invasiva.

Um dos sinais mais expressivos do envelhecimento cutâneo é a formação de rugas, cuja causa pode ser decorrente de mudanças bioquímicas, histológicas e fisiológicas e que podem ser agravados pela exposição ao ambiente e outros fatores secundários, como movimentos faciais repetitivos causados pela contração dos músculos da face.

A Contração mais ou menos intensa desses músculos varia de pessoa para pessoa. No entanto a estimulação excessiva pode originar rugas ou sinais de expressão, pois ao longo do tempo o músculo torna-se hipertrofiado e adquire uma tonicidade aumentada.

Este fenômeno natural faz com que os sulcos e as rugas permaneçam, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Com o passar do tempo, a pele torna-se flácida e as rugas acentuam-se como marcas profundas.

O fotoenvelhecimento também diminui a elasticidade da pele e se soma ao processo de envelhecimento natural, interferindo negativamente para o estado geral da pele e sua aparência.

Assim como a toxina botulínica, Argireline® age na terminação nervosa, evitando a liberação dos neurotransmissores na junção neuromuscular, prevenindo e reduzindo desta forma as linhas e rugas de expressão - causadas por movimentos repetitivos - mais especificamente as rugas ao redor dos olhos, lábios, nariz e testa.

Argireline® não altera a função dos músculos responsáveis pelos movimentos faciais, mantendo a naturalidade da expressão da face, além de deixar a pele elástica e hidratada.

Argireline® é urna alternativa não invasiva à toxina botulínica.

Mecanismo de ação:

Argireline® inibe parte da acetilcolina e das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) e por ser uma molécula pequena, não causa reação imunológica.

Argireline® possui testes de cito-toxicidade in vitro e in vivo, sendo totalmente seguro para uso tópico.

Fonte: Galena

Skin Oil Control - Ativo natural com tripla ação no controle da oleosidade

Skin Oil Control é um extrato hidroalcoolólico obtido da Spiraea ulmaria, eficaz moderador da secreção sebácea que possui ação anti seborréica, adstringente e antimicrobiana. É constituído por ácido gálico e taninos responsáveis por estas ações.

Indicações e aplicações:
Skin Oil Control é indicado para o controle do excesso de oleosidade da pele, no cuidado diário e tratamento de peles oleosas, seborréicas e acnícas. Pode ser aplicado em soluções tônicas, géis matificantes, emulsões leves, como a de cristais líquidos.

Concentração de uso:
A concentração de uso indicada é de 2,0% a 5,0% de Skin Oil Control.


Nodema


Tetrapeptídeo eficaz no combate às bolsas na região periocular

A pele do rosto, particularmente na região dos olhos, é mais fina e delicada e, por isso, é o primeiro local onde se tornam visíveis os sinais de envelhecimento cutâneo. Os problemas e o estresse do dia-a-dia (sol, álcool e noites mal dormidas) refletem no rosto a agitação a que todos estão sujeitos hoje, sendo causas determinantes para o aparecimento de alguns sinais na pele, em especial ao redor dos olhos, entre eles as olheiras e “bolsas”, os grandes vilões da aparência envelhecida e nada saudável.

As “bolsas” na região dos olhos representam um problema estético particular, pois conferem ao rosto uma impressão de cansaço. Podem ser decorrentes do acúmulo de líquidos ou gordura.

- acúmulo de gordura: a gordura que envolve o globo ocular movimenta-se para frente devido à flacidez cutânea;
- acúmulo de líquidos: por uma deficiência da drenagem e circulação locais, forma-se um edema na região.

Em ambos os casos, um fato agravante é a progressiva perda de firmeza cutânea, evidência dos efeitos da alteração no organismo ou no estilo de vida. Hábitos de vida saudáveis (noites bem dormidas, menor exposição ao sol, uso de fotoprotetores, entre outros), combinados ao uso de produtos tópicos, podem diminuir a ocorrência e a aparência de bolsas (edemas) abaixo dos olhos.

Nodema® é um tetrapeptídeo indicado para a redução de “bolsas” decorrentes do acúmulo de líquidos, pois possui propriedades descongestionante e antiedematosa. Sua eficácia foi comprovada por diversos testes e os resultados fazem desse ativo a melhor opção para tratamento de edemas na região periocular.

Propriedades

As propriedades de Nodema® são:

- Diminuição da retenção de líquidos;
- Efeito descongestionante e drenante;
- Aumento da elasticidade e suavidade cutâneas;
- Rápida ação antibolsas.

Tais propriedades foram comprovadas cientificamente através de testes laboratoriais e estudos clínicos.

Thermo Slim - inovação em tecnologia de microcápsulas termogênicas e sacietógenas


* clique na imagem para ampliar

sábado

Isoflavin Beta - terapia de reposição hormonal natural e segura

Consiste em um conjunto de substâncias naturais retiradas do soja, chamadas isoflavonas. Sua atividade é semelhante aos hormônios femininos, dentre os quais o genisteíne e o daidzeíne são considerados vitais para a saúde da mulher. É indicado para pacientes pós menopausa para tratamento sintomático e prevenção de complicações da menopausa como doença cardíaca e osteoporose.

A terapia de reposição hormonal já está bem estabelecida para o alívio dos sintomas do climatério em mulheres pós menopausadas, assim como para a prevenção da osteoporose e doenças cardíacas. A terapia de reposiação estrogênica após a menoupausa melhora a saúde e a qualidade da vida da mulher. No entanto, a exposição prolongada a estrógenos estimula o crescimento do endométrio, aumentando o risco de hiperplasia endometrial e neoplasia. Progestágenos associados aos estrogênios diminuem este risco, porém causam severas reações adversas em algumas pacientes. A identificação de um agente alternativo que possui os efeitos benéficos dos estrogênios, porém baixo risco de causar câncer e reações adversas seria de um considerável valor.

Isoflavin Beta é rico em isoflavonas, as quais possuem atividade estrogênica e antiestrogênica dependendo do tecido-alvo. Estudos clínicos demonstraram  que uma dieta suplementada com  isoflavonas é benéfica em diminuir os sintomas da menopausa, tais como os calorões. 

Os calorões ocorrem quando os níveis de estrógenos estão baixos. Um possível mecanismo de ação para explicar os efeitos das isoflavonas no alívio dos sintomas da menopausa seria através da sua ação nos receptores estrogênicos, os quais são capazes de se ligarem em muitos compostos de estruturas diversas, tais como estrógenos naturais e isoflavonas. Outra explicação seria que as isoflavonas agem através de seus efeitos antioxidantes. A genisteína é um inibidor da proteína tirosina quinase, a qual apresenta atividade sobre o endotélio vascular, levando à inibição da adesividade, agregação plaquetária e formação de óxido nítrico por citocinas.

A utilização de isoflavonas previne contra o câncer de mama, osteoporose e doenças cardiovasculares, além de tratar e prevenir os sintomas da menoupausa.

Azeloglicina - beneficia peles oleosas e acnéicas


Azeloglicina desempenha importantes propriedades que beneficiam peles oleosas e acnéicas, com manchas hipercrômicas, como clareamento, sebonormalização, controle da inflamação, controle da proliferação bacteriana, anti-queratinização.

Nutricosméticos: conheça as famosas cápsulas de beleza

A ciência já criou cápsulas de beleza que proporcionam uma pele mais jovem, cabelo brilhante, unhas fortes e corpo magro. Veja então como esses nutricosméticos agem e obtenha benefícios.

Publicado em 01/07/2011 - Kátia Neves


                     Os nutricosméticos proporcionam uma beleza de dentro para fora - Foto: Priscila Prade


Seguir uma alimentação equilibrada é o método mais recomendado pelos médicos para quem deseja evitar doenças e prevenir o envelhecimento. Isso porque as vitaminas e os minerais contidos nos alimentos ajudam a combater os radicais livres, moléculas que degeneram as células sadias do nosso organismo. No entanto, a maioria das pessoas não consome a quantidade necessária de nutrientes capaz de oferecer proteção total.

Sabendo disso, a indústria da beleza investiu na criação de pílulas nutricosméticas, ou seja, doses de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas que visam repor possíveis deficiências causadoras de rugas, unhas fracas, queda de cabelo, flacidez, entre outros problemas estéticos.

"O objetivo é nutrir o organismo para garantir a saúde do corpo e a boa aparência. O conceito é a beleza de dentro para fora", diz Mauricio Pupo, professor de cosmetologia, diretor da Ipupo Consult (SP), consultoria especializada no desenvolvimento de nutricosméticos para o mercado brasileiro. Interessada? Antes de engolir a novidade, conheça os pontos que merecem atenção.
Nutricosméticos não substituem cremes, tratamentos estéticos, dieta...

As cápsulas são um complemento da rotina de beleza. "A pílula antigordura, por exemplo, ajuda a acelerar o metabolismo e, assim, diminui medidas. Mas, para reduzir pra valer o peso na balança, é necessário associá-la a dieta e ginástica", explica Luciana Guanaes, dermatologista da AmaDerm Medicina Avançada (RJ).


Indicação médica é fundamental

Consideradas suplementos nutricionais pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as pílulas podem beneficiar mulheres a partir dos 18 anos e as farmá-cias não exigem receita para a compra. Apesar disso, você deve procurar um dermatologista ou um nutricionista para ser corretamente orientada.

"Por exemplo: quando a queda de cabelo está relacionada a outros fatores, que não a deficiência nutricional, as cápsulas não têm nenhum efeito", afirma João Carlos Pereira, dermatologista (SP). Pior ainda: as fórmulas levam ao efeito contrário se usadas em excesso. "Em vez de ficar mais bonita, a pessoa pode ter erupções cutâneas ou engordar", alerta o dr. João Carlos.


As contra indicações são poucas, mas existem

Gestantes e lactantes não devem consumir nada sem antes ouvir o médico. Se você for alérgica a algum dos componentes da fórmula fuja da pílula. "É importante também consultar um especialista em caso de doenças renais crônicas, hipertensão ou diabetes.

Faça ainda os exames necessários para saber quais são as deficiências nutricionais que estão comprometendo a sua beleza", alerta Luciana. Para a nutróloga Paula Cabral, da Clínica Hagla (RJ), essa análise afasta o risco de sobrecarregar o organismo com o uso inadequado de alguma substância, que pode acabar piorando o que era para melhorar.

Resultados surgem a partir de dois meses

Assim como os cremes, as pílulas mostram seus efeitos depois de 60 dias de uso. Mas bem antes disso, na tercei-ra semana, há quem sinta melhora.

Lembre-se: os nutricosméticos não fazem milagre, eles são uma ajuda extra. Portanto, não dispense uma alimentação correta, a prática de exercícios e o uso regular de cremes.

Tratamento ideal

"Deve-se ingerir as cápsulas por três meses, período que o corpo precisa para assimilar os nutrientes", explica Adriana Vilarinho, dermatologista (SP). A exceção fica para as pílulas que protegem contra os raios solares e prolongam a cor - devem ser consumidas um mês antes e um mês após a exposição ao sol. Ao final do tratamento, interrompa o uso do produto e retome-o a cada três meses para manutenção.
Tomar pílulas diferentes ao mesmo tempo... pode!

Utilizar um nutricosmético para cuidar da pele e outro para o cabelo, por exemplo, não é proibido. Mas sempre tenha a indicação do médico.



inpele NUTRI AGE


Nutri Age é um suplemento vitamínico e mineral em cápsulas composto por minerais quelatos de alta biodisponibilidade (100% minerais quelatos) e vitaminas essenciais para os cuidados da pele envelhecida.


PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO DA PELE
* Reduz a Formação de Rugas
* Proteção Contra os Radicais Livres
* Aumenta a Produção de Colágeno
* Melhora a Microcirculação da Pele
* Proteção Antioxidante e Antiglicante

LingonMax - solução nutricosmética para rugas e manchas originária da Finlândia


LingonMAX™ é um ativo nutricosmético vegetal obtido do extrato de Lingonberry (Vaccinium vitis idaea L.), padronizado em 35% de proantocianidinas, 10% de resveratrol e 10% de antocianinas, que promove a redução das rugas e manchas, ao mesmo tempo que aumenta o clareamento, maciez, elasticidade e a hidratação da pele.

Mecanismo de ação:
Condições ambientais, alimentares e fisiológicas produzem radicais livres, moléculas que apresentam um elétron não emparelhado na sua última camada, capazes de reagir fortemente com outras moléculas presentes nas células, causando danos celulares que, dependendo da estrutura atacada, leva ao envelhecimento cutâneo, produção de manchas, diminuição da função barreira, perda da elasticidade e danos ao DNA. LingonMAX™, um potente antioxidante, age doando um elétron ao radical livre, resultando em sua neutralização e interrompendo o dano celular.