quarta-feira

Polypodium leucotomos (PL) - antioxidante e prevenção do fotoenvelhecimento

Propriedades:  
Planta originária das Honduras.  É o extrato de uma planta da família das samambaias que cresce na América Central e com  propriedades antioxidantes muito potentes. Quando administrado por via oral, protege a peledo dano causado pela exposição UV. Além disso, reduz o eritema, reduz os radicais livres, o  número de sun burn cells (células “queimadas” pelo sol), células epidérmicas proliferativas e a  foto toxidade produzida pela radiação UVA e UVB emitida pelo sol. Ainda protege a pele contra manchas escuras e contribui para a prevenção de rugas e da aspereza cutânea.  P.leucotomos (PL), já aplicado no tratamento de alterações inflamatórias e outras doenças da pele. O PL por via oral foi inicialmente proposto para tratar pacientes com vitiligo, pois induzia  boa repigmentação quando associado ao Puva (tratamento de fototerapia). Posteriormente,  foram demonstrados efeitos fotoprotetores notáveis em seres humanos e animais, passando a  ser recomendado como forma de foto proteção sistêmica. Os antigos maias empregaram o Polypodium leucotomos como elemento do seu regime diário em  forma de chá como purificador do sangue. Atribuíram propriedades curativas à bebida e hoje a  bebida é ainda popular na tradição hondurenha. Os europeus empregaram o extrato de  Polypodium leucotomos durante mais de 10 anos como elemento de um programa global de  saúde para manter seu sistema imunitário melhor. O mecanismo de ação é uma gradação de alguns processos celulares presentes na pele tais  como a psoríase, o vitiligo ou o eczema.  Estudos científicos demonstraram que os ácidos gordurosos de polypodium eram capazes de  bloquear o excesso de produção de leucotrienos que é uma das causas destas doenças.  O polypodium possui também propriedades antioxidantes.


Finalidade terapêutica:
Tem efeito antioxidante, antiinflamatório e fotoprotetor contra o stress foto oxidativo.  Utilizado via oral ou tópico. Estudos revelam uma redução do impacto dos raios UV contra as  células da pele, preservando os fibroblastos e mantendo sua capacidade de produzir colágeno.  Nos casos de paciente com vitiligo ou psoríase que realizam PUVA terapia, o Polypodium  lecutomos tem a capacidade de reduzir as chances de queimaduras. Protege contra o dano da  membrana celular, peroxidação lipídica e expressão das metaloproteinases e elastases

Contra indicações:

Até o momento não foram relatadas contra- indicações

Dosagem recomendada:
Extrato de P. leucotomos 250mg, 3 vezes ao dia, no tratamento do vitiligo.
Foto proteção: 240mg.
Alzheimer: 360mg

Precauções: A aplicação tópica de filtro não deve ser dispensada

Alzheimer
Estudos comprovam que Polypodium leucotomos melhora a performance cognitiva, a  perfusão sanguínea cerebral e a atividade bioelétrica cerebral em protadores de demência  senil.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário