quarta-feira

Lingonberry - hiperpigmentação cutânea e fotoenvelhecimento

Vaccinium vitis-idaea, comumente chamado de amora alpina ou arando vermelho, é um pequeno arbusto verde da família Ericaceae que produz um fruto comestível pequeno igual à ervilha.  Quando verde é de cor esverdeada e quando maduro, avermelhada.  Esta planta é raramente cultivada, mas as frutas são geralmente coletadas na área silvestre.  Seu lugar de origem são as florestas do norte da Eurásia, América do Norte e estende-se para  áreas de clima temperado ao clima sub-ártico.

Descrição:

Nutricosméticos - são complementos alimentares que possuem a propriedade de melhorar a pele de dentro para fora.

Proantocianidinas (taninos condensados)
Foi descoberto em um estudo no Japão, a ação da proantocianidina (potente antioxidante) na  redução de cloasmas (melasma).  Cloasmas (ou melasmas) são manchas benignas, irregulares, simétricas e mais escuras que a pele  normal. Surgem principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, mento e têmporas, mas podem
aparecer em outras áreas expostas ao Sol (como colo e mãos). Essas manchas também ocorrem  nos homens, mas sua maior incidência é em mulheres, especialmente nas grávidas ou naquelas  que fazem uso de hormônios (reposição ou anticoncepção).

Resveratrol (polifenol)
A substância encontrada no vinho tinto e em frutas vermelhas já é utilizada como aliado da  beleza em cosméticos, já que tem ação antioxidante. O resveratrol atua no tratamento da acne  (acne vulgaris), sendo bactericida em dosagens mais altas e bacteriostático em menores  concentrações. Possui propriedades antiinflamatórias contra o P. acnes. Estudos recentes  provaram que o resveratrol diminui a capacidade da acne de se multiplicar.

Antocianidinas
As antocianinas são derivados de sais flavílicos, solúveis em água, os quais são responsáveis  pelas cores atrativas de flores, frutos, folhas, sucos de frutas e até mesmo do vinho. Na  natureza, encontram-se associadas a moléculas de açúcares; quando livres destes açúcares são  denominadas antocianidinas (agliconas). Possui vários benefícios à nutrição e a saúde:  propriedades antioxidantes, redução da inflamação, inibição da agregação plaquetária e na  prevenção do câncer.

Indicações:

• Redução das rugas e manchas;

• Aumenta o clareamento, maciez, elasticidade e hidratação da pele.


Como se formam as rugas?
As rugas são marcas (nem sempre desejáveis) que aparecem com o envelhecimento da pele.  Existem basicamente dois tipos de rugas faciais: as rugas dinâmicas e as rugas estáticas.  As rugas dinâmicas são aquelas causadas pela ação dos músculos faciais, visíveis somente com o  rosto em movimento (quando rimos, choramos ou fazemos alguma expressão, por exemplo). Como  conseqüência destas freqüentes contrações, com o passar do tempo, surgem as linhas de  expressão na testa, ao redor dos olhos ("pés-de-galinha"), vincos entre as sobrancelhas. Estas  são as rugas dinâmicas, também conhecidas como rugas de expressão.  As estáticas são aquelas rugas geralmente mais profundas e permanentes, visíveis com o rosto  
mesmo em repouso. Elas definitivamente já "marcaram" a pele. São decorrentes do  envelhecimento intrínseco em combinação com a ação de agentes externos (exposição ao sol,  vento, fumo, poluição), mas também podem ser uma evolução das rugas dinâmicas não tratadas,  que pioram e se acentuam com o passar do tempo.

Mecanismos de Ação:  

O extrato desta fruta contém uma série de compostos antioxidantes que atuam na síntese de  melanina, incluindo 10% de resveratrol, 35% de proantocianidinas e 10% de antocianinas.  Alguns trabalhos atuais mostram altíssima capacidade de redução de NFKB (redução da  inflamação) e prevenção de danos ao DNA. Há trabalhos ainda mostrando inibição da tirosinase,  melhora da elasticidade e hidratação da pele, o que leva ao clareamento e redução de rugas.  Há trabalhos que mostram que o lingonberry chega a ser 3x mais potente que a arbutina para  inibir a síntese de melanina, além de ser capaz de diminuir a área e a profundidade das rugas.

Dosagem:

Tomar cápsulas de 150mg/dia.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário