quarta-feira

Ezetimiba - redução do colesterol e de triglicérides

Ezetimiba é um inibidor da absorção do colesterol que é glucuronidado no fígado após sua rápida absorção nos enterócitos, onde juntamente com os seus metabólitos, exerce as suas  ações hipolipidêmicas, reduzindo a absorção do colesterol através da inibição do transporte do  colesterol por enzimas transportadoras específicas. Esta droga pode ser utilizada uma vez aodia, em função de sua meia-vida plasmática prolongada e normalmente é muito bem tolerada. A eliminação da ezetimiba e de seus metabólitos é feita principalmente pela excreção fecal. Em geral, o uso da ezetimiba isolada promove modestos efeitos no LDL plasmático, entretanto,  quando combinada às estatinas, importantes mudanças no perfil lipídico podem ser observadas.

Mecanismo de ação:
O colesterol é uma das várias substâncias gordurosas encontradas na corrente sangüínea. O  colesterol total é composto principalmente de LDL-colesterol e HDL-colesterol.  O LDL-colesterol é freqüentemente chamado de "mau" colesterol porque pode se depositar nas  paredes das artérias formando placas. Eventualmente, essas placas podem causar  estreitamento das artérias, podendo reduzir ou bloquear o fluxo sangüíneo para órgãos vitais,  como o coração e o cérebro. Este bloqueio ao fluxo sangüíneo pode causar ataque cardíaco ou  derrame.  O HDL-colesterol, por sua vez, é freqüentemente chamado de "bom" colesterol porque ajuda a  evitar o depósito de "mau" colesterol nas artérias e protege contra doenças do coração.  Os triglicérides são outra forma de gordura no sangue que podem aumentar o risco de doenças  do coração.  Se o paciente tem sitosterolemia, seu médico deverá prescrever ezetimiba para reduzir os  níveis de esteróides vegetais em seu sangue.  A tua nos enterócitos jejunais, que captam o colesterol do lúmen.  A consequência da inibição da absorção intestinal de colesterol, é a redução da incorporação do  colesterol nos quilomícrons.  O teor reduzido de colesterol nos quilomícrons diminui a liberação de colesterol no fígado
pelos remanescentes dos quilomícrons.  O teor reduzido de colesterol nos remanescentes do quilomícrons pode diminuir diretamente a  aterogênese.  Os remanescentes dos quilomícrons são lipoproteínas altamente aterogênicas.  

A diminuição de aporte de colesterol intestinal para o fígado pelos remanescentes do  quilomícrons estimula a:  
Expressão de genes hepáticos que regulam a expressão do receptor de LDL.

Biossíntese de colesterol.

A maior expressão do receptores hepáticos de LDL aumenta a depuração do LDL-C do plasma.

A ezetimiba reduz os níveis de LDL-C em 15 a 20 por cento.

A ezetimiba reduz os níveis de triglicerídios em jejum em 5 por cento.

A ezetimiba aumenta os níveis de HDL-C em 1 a 2 por cento.

Farmacocinética:  
A ezetimiba tem a característica de ser rapidamente captada pelas células intestinais após  ingestão oral quando passa a sofrer processo de glucuronidação na parede intestinal originando  um metabólito glucuronídeo farmacologicamente ativo. Nesta forma ela é absorvida e atinge  concentração plasmática máxima cerca de 1 hora após, quando então é captada pelo fígado e  retorna á luz intestinal onde vai permanecer na borda vilosa dos enterócitos, bloqueando a  captação dos esteróis.  Sua meia vida plasmática apresenta uma variabilidade de duração efetiva idade-dependente,  alcançando maior permanência plasmática nos indivíduos mais idosos. Entretanto, apesar do  discreto aumento da sua absorção quando ingerida conjuntamente com a alimentação, não se  observou diferenças da concentração plasmática de ezetimiba com o índice de massa corporal  ou mesmo com o sexo dos indivíduos. Além disto, o reconhecimento de picos plasmáticos  sucessivos do fármaco sugerem fortemente a possibilidade de haver uma recirculação  enterohepática. Estes fatores dificultam uma determinação precisa de sua meia vida efetiva que se estima estar entre 28-30 horas permitindo a sua administração numa única dose diária.  A eliminação da ezetimiba e do seu derivado glucuronídeo se realiza principalmente por via  fecal (80%) e uma pequena porcentagem (11%) pelo sistema renal. Pacientes com déficit de  função renal podem apresentar diminuição da excreção da ezetimiba sem que isto modifique  significativamente sua concentração plasmática máxima. O fato do seu metabolismo não incluir  as enzimas citocromo P450 confere a este fármaco baixo risco de interação medicamentosa.  Soma-se à esta propriedade que a ezetimiba não interfere na absorção de triglicerideos, de  vitaminas lipossolúveis e de hormônios componentes de contraceptivos ou de reposição hormonal 31,32,33 além de não alterar a ação anticoagulante das warfarinas, a ação glicêmica dos hipoglicemiantes orais ou mesmo a absorção dos digitálicos.

Indicações:  
Reduzir a quantidade de colesterol e de triglicérides no sangue.

Dosagem:  
10 mg por via oral uma vez ao dia.
Pode ser ingerido com ou sem alimentos.

O médico pode receitar ezetimiba com outros medicamentos, para ajudar o paciente a controlar melhor seu colesterol. Esses medicamentos podem ser uma vastatina, ou o  fenofibrato; nesse caso, o paciente pode tomar Ezetimiba no mesmo horário em que o paciente  for tomar o outro medicamento.Se o médico prescrever ezetimiba com colestiramina (um seqüestrante do ácido biliar) ou com  qualquer outro seqüestrante do ácido biliar, ezetimiba deve ser tomada pelo menos duas horas  antes ou quatro horas depois da ingestão do seqüestrante do ácido biliar.  O paciente deve tomar ezetimiba conforme prescrição médica. Entretanto, se esquecer de  tomar uma dose, deve reiniciar o esquema usual tomando um comprimido por dia.

Reações adversas:  
Nos estudos clínicos, ezetimiba foi em geral bem tolerado. Os efeitos adversos geralmente  foram leves e semelhantes em tipo e freqüência aos efeitos adversos observados em pacientes que receberam placebo (um comprimido que não contém medicamento). Em geral, os efeitos  adversos não provocaram a interrupção do tratamento com ezetimiba.  Quando ezetimiba foi usada isoladamente, foram relatados os seguintes efeitos adversos comuns: dor de cabeça, dor abdominal e diarréia.  Quando tomado com uma vastatina, foram relatados os seguintes efeitos adversos comuns: dor  de cabeça, cansaço, dor abdominal , prisão de ventre, diarréia, gases , náuseas, dores  musculares e alterações em alguns exames laboratoriais de sangue.
Quando tomado com fenofibrato , foi relatado o seguinte efeito adverso comum: dor  abdominal.  Além disso, foram relatados os seguintes efeitos adversos no uso geral: reações alérgicas (que  podem requerer tratamento imediato), incluindo inchaço da face, lábios, língua e/ou garganta  que possa causar dificuldade para respirar ou engolir, erupções cutâneas, e urticária; dores  articulares; dores musculares; alterações em alguns exames laboratoriais de sangue; problemas no fígado; inflamação no pâncreas, náuseas; cálculos na vesícula biliar; e inflamação da vesícula  biliar.

Procure seu médico imediatamente se sentir dor muscular, dolorimento ou fraqueza musculares inexplicados enquanto estiver tomando ezetimiba com uma vastatina. Esses  problemas musculares podem ser graves em raras ocasiões e podem levar a destruição de  músculo e conseqüente dano aos rins.  

Contra-indicações:

Uso na gravidez e na amamentaçã
Se a paciente estiver grávida ou planeja engravidar, ezetimiba pode não ser o medicamento  correto para ela.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.  Se estiver amamentando, a ezetimiba pode passar do seu leite para o seu bebê.  

Uso Pediátrico:
Não é recomendada para crianças com menos de 10 anos de idade.

Uso em Idosos:  
Não há precauções especiais.

Precauções:
O paciente deve informar ao médico sobre quaisquer doenças (incluindo doença hepática ou  problemas hepáticos (relativos ao fígado) ou alergias atuais ou passadas.

* CONSULTE O SEU MÉDICO PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE ESTE MEDICAMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário