quarta-feira

Cranberry - tratamento e prevenção da infeccção urinária

Cranberry é uma planta nativa da América do Norte que apresenta em sua composição antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas, taninos condensados e ácidos fenólicos, estes componentes podem impedir a adesão de certas bactérias, incluindo a Escherichia coli, associada às infecções do trato urinário.  

As propriedades de anti-adesão do cranberry podem também inibir as bactérias associadas  úlceraestomacal. Pesquisas científicas também demonstram que o cranberry contém  quantidades significativas de antioxidantes e outros fitonutrientes com o potencial de impedir  danos oxidativos causados pela espécie reativa do oxigênio, deste modo, protege o organismo  contra doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.


Finalidade terapêutica:


- Prevenção e tratamento infecções urinárias;

- Fonte suplementar de antioxidantes (fenólicos) – estes antioxidantes podem ter um papel importante na prevenção de doenças do coração e em determinados tipos de câncer.

Mecanismo de ação:
O mecanismo de ação do cranberry na prevenção das Infecções do Trato Urinário está  relacionado à acidificação da urina. Entretanto, este mecanismo ainda não foi confirmado. Os  compostos responsáveis foram identificados por Howell et al. como proantocianidinas e taninos  condensados. Um trabalho mais detalhado apresentado em abril de 2002 que em testes com  cranberry, impediram a adesão da bactéria.

Dosagem:  
Via oral - utilizado na dose de 300 a 400mg 2x/dia.
Infecção do trato urinário e doença periodontal 1 cápsula 2x/dia.

Reações adversas:
Doses elevadas podem causar diarréia e distúrbios gastrintestinais.
Interações medicamentosas:
O excessivo uso de Cranberry pode aumentar a excreção e reduzir os níveis sanguíneos de certos antidepressivos, antipsicóticos e analgésicos a base de morfina.  Não há relatos de interação com antibióticos, mas teoricamente alguns antibióticos parecem  inibir a acidificação urinária.

Contra-indicações:
Nefrolitíase (cálculo renal).

Precauções:  
O uso por períodos prolongados pode aumentar o potencial de efeitos adversos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário