sexta-feira

Flor que contém isoflavona beneficia pele da mulher na menopausa

Por Fabíola Girardin

Isoflavona é um nome que se torna até conhecido para mulheres na menopausa. O motivo é que a estrutura dessa substância, presente especialmente na soja e seus derivados, tem semelhança com os hormônios estrogênicos e algumas propriedades para reposição hormonal. Além do plano da nutrição, a isoflavona começa a ganhar espaço com uso tópico.

Alguns dermatologistas vêm adotando um creme à base do ativo Iris Iso - que é um extrato hidroglicólico que contém isoflavonas extraídas da flor Iris Florentina - para recuperar a pele de mulheres com mais de 40 anos. "O princípio ativo estimula a produção de proteínas que ficam na junção da derme e epiderme, fazendo com que a pele volte a ficar mais firme e com aparência de menos rugas", descreve Kélia Resende, farmacêutica da Galena, que oferece o produto no mercado nacional.

A Galena fornece o ativo para farmácias de manipulação que só o disponibilizam mediante prescrição médica. Sem confirmar se a Iris Florentina pode ser obtida no País, a farmacêutica conta que a matéria-prima é importada da empresa francesa Silab, reconhecida mundialmente por seu know-how em ativos de origem vegetal. "A flor encontrada principalmente na Europa surpreendeu pela grande quantidade de isoflavona que possui", destaca.

Segundo Kélia, além de reforçar a barreira cutânea, assegurando alta hidratação, o Iris Iso consegue inibir as atividades das enzimas colagenase e elastase. "Em outras palavras, evita a degradação do colágeno e da elastina," afirma ela, acrescentando que estudos feitos pela Galena constataram uma redução de 16% na profundidade das rugas após 28 dias de aplicação. "Na hidratação, as pesquisas mostraram que após duas horas de aplicação houve um aumento de 7,2%, que foi mantido por seis horas."

FACILIDADES - Para Ana Carolina Ferolla, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o produto tem duas vantagens claras: é menos agressivo que um tratamento com ácido e abrange essa fatia de pacientes com a característica particular do período da menopausa. "A pele madura requer hidratações mais profundas e o ativo tem correspondido a essa expectativa", avalia a médica.

Outra peculiaridade animadora no tratamento é que pode ser feito em qualquer época do ano, isto é, não precisa ser substituído ou interrompido com a chegada do verão. "Notou-se que a presença de outra substância no ativo, a genisteína, também minimiza os efeitos em relação à exposição solar", observa Ana Carolina, ressaltando que o creme serve para todos os tipos de pele. "Ainda não soube de casos de alergia, acho que é difícil essa reação a não ser que seja alguém com um histórico muito delicado", pondera.

O resultado é animador, conforme depoimento da gerente de vendas Marília Cândida de Almeida, de 46 anos, que utiliza o Iris Iso há cinco meses. "Fui percebendo alguma diferença desde o início do tratamento, mas à medida que mantive a disciplina, notei que a elasticidade da pele melhorou ainda mais."

Hilda Fuzari de Souza e Castro, de 65 anos, uma mineira que se transferiu para a capital paulista há 42 anos, endossa a avaliação. E ela diz com conhecimento de causa, pois possui uma clínica de estética no Jardim Cupecê, na zona sul de São Paulo. "Fiquei feliz com a sugestão da dermatologista, sinto que minha pele remoçou", comemora.

POSOLOGIA E CONTRA-INDICAÇÃO - A dermatologista esclarece que a rotina de aplicações do Iris Iso varia de acordo com a necessidade de cada pele. "Em geral, recomendo o uso duas vezes ao dia, pela manhã e à noite", diz Ana Carolina, acrescentando que muitas de suas clientes acabam relaxando um pouco na disciplina. "No começo, vai bem, mas depois de um tempo as pessoas desandam um pouco, mas é até natural."

A médica salienta que não recomenda o uso do ativo à base da flor para mulheres que não podem fazer reposição hormonal. "Há pacientes que por um câncer de mama ou através de um exame preventivo ficaram sabendo que não podem repor hormônios", relata Ana Carolina. O medicamento não faz referência a esses casos, prossegue, "mas eu prefiro não arriscar".

O custo do Iris Iso foi considerado acessível. A Galena, contudo, não fala em valores, pois afirma que vende o princípio para as farmácias de manipulação. A médica, por sua vez, preferiu não citar cifras, mas comparou o preço do produto ao de uma concentração à base de vitamina C. As usuárias Marília e Hilda disseram que adquiriram o creme junto com outros itens e não lembram o valor exato. Apesar disso, afirmaram que o preço é equivalente ao de outros produtos que prometem rejuvenescimento.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário